sexta-feira, 18 de junho de 2010

Buzz Marketing – 5 dicas para montar a sua estratégia

O Buzz Marketing aproveita-se de notícias e eventos para a "descoberta" de marcas, assimilação de informações e também para formar verdadeiros entusiastas de brand. E isso é muito diferente de falar da publicidade convencional. No buzz, o que tem destaque é a pró-atividade do anunciante.

Como profissional de Comunicação, tenho a nítida concepção de que esta é a tendência natural da publicidade tal como a conhecemos hoje. Acredito, inclusive, que o boom das ações ainda está por vir: o que experimentamos até agora é apenas o início.

Quer seja no mundo real, quer no virtual (que também não deixa de ser real, afinal, vivemos este "virtual" intensamente todos os dias, não é mesmo? ;-) ), há alguns princípios básicos que devem ser orbservados para que a ação seja efetiva e potencializada ao extremo. Desenvolvidas com originalidade, todo o material posterior pode continuar rendendo muito bem para a imagem do que está sendo promovido.

O site
O Melhor do Marketing elencou os preceitos fundamentais para o êxito de uma campanha de Buzz MKT:

1- Ideias simples: é fazer acontecer o "surpreendente", o "praticamente impossível", o "inacreditável", o "hilário". E não esqueça de um detalhe: nos grupos sociais, em todos os níveis, existe um formador de opinião. No caso de conseguir influenciá-lo, todo grupo virá junto com ele;

2- Identificação de público: identificar corretamente os leitores/espectadores e realizar a campanha em local adequado, no momento certo e da forma apropriada é fundamental para o sucesso da ação;

3- Credibilidade: não confundir “boca com orelha” abusando de “bugigangas audiovisuais” na internet: elas certamente se propagarão tal como vírus, e aí tudo vai por água abaixo!;

4- Valor: o que a marca oferece deve apontar um valor especial, deve se encaixar com estilo e forma de vida e ser contemplada como vanguarda;

5- Autenticidade: para ter êxito na ação, as marcas devem proporcionar uma experiência positiva aos consumidores. Portanto, fuja do que é forçado, artificial ou efêmero.

Abaixo, localizei no Youtube uma ação do
Confused.com, um site inglês de comparação de preços de seguros. A empresa empacotou uma rua inteira com plástico bolha (!!!), como uma ação de marketing. Veja o resultado no vídeo.
Abraço!


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