sábado, 23 de maio de 2009

Perdigão + Sadia = Brasil Foods


A nova empresa criada com a compra da Sadia pela Perdigão vai se chamar Brasil Foods. A união das marcas cria a terceira maior exportadora do Brasil e a maior empregadora privada do país, de acordo com o site globo.com.
Não é à toa que a união dessas duas grandes empresas deu-se em tempos de crise mundial. Mas se a fusão não for sentida (com lágrimas nos olhos) pelo bolso do consumidor, impulsionar a produção e, principalmente, abocanhar a parcela a que tem direito no mercado mundial, voi lá! Abram alas!
Segundo o portal EXAME, sob o ponto de vista privado, é consenso entre os especialistas do setor de que o negócio será benéfico para as duas companhias. Eu concordo, mas do ponto de vista da construção de marca. Na verdade, “construção” não seria exatamente o melhor termo, uma vez que as duas empresas já são gigantescas representantes de seu segmento e possuem um magnífico mix de produtos. Segundo José Roberto Martins, coordenador do MBA empresarial em Branding da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), os benefícios começam pela manutenção da marca Sadia, que teve em 2008 o ano mais infeliz de sua história.
Nessa semana, começou a ser veiculado o VT de campanha da nova empresa, com a atriz Marieta Severo apresentando, com brilho nos olhos e sorriso até as orelhas, a mais nova multinacional brasileira. Lembram como isso ocorreu com a criação da AmBev? E, mais recentemente, com a compra do Itaú pelo Unibanco? Agora, a vez é de Luiz Fernando Furlan e Nildemar Secches, presidentes do Conselho de Sadia e Perdigão, falarem sobre a Brasil Foods.
É essa estratégia de comunicação montada para o sucesso da nova BRF: aflorar o sentimento de orgulho dos brasileiros, mostrando que ocupa a décima posição entre as grandes exportadoras de alimentos processados. Isso se reflete, inclusive, na logomarca, onde “Brasil” é com "s". Bravo, louvável! “Brasil Foods”, entretanto, terá apenas a função institucional, sem vir a substituir quaisquer das marcas do grupo. O mesmo artifício usado pela Nestlé, que adota a marca-mãe como garantia de qualidade.
O site cidadebiz.oi.com.br informa que as agências publicitárias que atendem as duas empresas já se movimentam há meses, por causa dos rumores da fusão. A DPZ, que atende a Sadia (e que criou o famoso franguinho de capacete), fez estudos com a associação das marcas. A Y&R, da Perdigão, preparou uma ação de marketing para mudar, em grande estilo, a assinatura da companhia.

Com a simpatia das duas marcas pelo povo brasileiro, certamente a Brasil Foods já obteve aprovação da opinião pública, pois apela ao sentimento de orgulho e brasilidade do consumidor.
Será que teremos o franguinho da Sadia passeando por aí com as duas aves da Perdigão?
Fontes:
globo.com
portalexame.abril.com.br
www1.folha.uol.com.br
blogs.abril.com.br/blogdojj
cidadebiz.oi.com.br

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