quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Ganha quem se antecipa

Olá!
Há tempos não escrevo por aqui... Hoje bateu a vontade.
Nada científico, algo totalmente prático, da vivência do dia a dia que quero compartilhar com a galera que nos visita de vez em quando.
Vou "chover no molhado", mas acredito ser necessário para recortar o espaço de tempo e lugar do mundo em que me encontro. No mundo corporativo do qual faço parte, ganha quem se antecipa. Por diversas vezes eu mesma cometo o pecado de não planejar, de sair "apagando incêndio" feito doida... Sim, não posso negar, e o pior, por vezes não tenho como evitar. Nos referidos dias, sinto que saio perdendo. O dia de trabalho acaba se tornando uma queda de braço, a qual eu sempre perco, pois muito da minha pauta de atividades continua por fazer.
Há dias que tenho a certeza de valer por muitas, mesmo não me antecipando. Mas são alguns dias, do contrário, os que mais rendem são aqueles que me programo, que respondo rápido...
Todo dia me questiono em como fazer a diferença. Gosto de ser diferente, de pensar diferente e de provocar as pessoas a darem uma espiadinha fora da caixa de vez em quando, afinal, tenho plena convicção de que é muito divertido!
Quando me referi a antecipação, quis dizer planejamento, estrutura, processo, dinâmica, prazos e metas cumpridas... É fácil? Não, em nenhum momento disse que seria fácil...
Acredito que antecipar é imaginar, nem que seja só por um segundo, "o que será que essa pessoa gostaria? Do que essa empresa precisa? Qual é o problema de comunicação deles que eu tenho de resolver? Como faço isso com baixa verba e alto impacto?"
Na minha rotina, por vezes faço papel de cliente, por vezes faço papel de fornecedora.
O primeiro item que critico em qualquer coisa que me disponho a fazer é a qualidade.
Se não tiver o mínimo de qualidade não tem como apresentar. Não tem como aceitar.
O segundo é o prazo. Se me pedem, "faço das tripas o coração" para entregar no prazo. Se eu peço, o mínimo que eu quero é uma satisfação: "pois é, não entreguei pq estava fazendo tal coisa". Do contrário, meu maior desejo é não precisar cobrar...
Um mundo organizacional sem cobranças não existe, eu sei, eu sei...
Mas é um sonho, essa semana estou de aniversário (17/10) e estou me permitindo sonhar!
Quero o melhor pra mim, quero o melhor para as pessoas ao meu redor, espero que vocês que me leem queiram o mesmo que eu e não aceitem nada menos do que o melhor de todos ao redor de vcs.
Se alguém faz uma lista de pedidos, estabelece uma ordem de prioridades, e você não cumpre pq esqueceu.... Você está atrás. Alguém vai lembrar! E se alguém lembrar, e fizer melhor que você.... meu amigo(a), você corre o risco de estar fora do jogo.
O terceiro item que pra mim é fundamental é a beleza. Tudo tem um lado subjetivo... O português correto num simples email é bonito, uma peça gráfica, um trabalho manual, a roupa que você veste, o cabelo... tudo está relacionado a beleza e ao conceito que você quer transmitir ao mundo.
Quando você se antecipa está dizendo: "estou preocupada com as mesmas coisas que vc, por isso já fiz" "prefiro antecipar as coisas do que perdermos o prazo, isso atrapalha o negócio da sua empresa".
Quando nos anetcipamos, surpreendemos, apostamos, arriscamos mais - afinal a pessoa pode gostar ou não daquilo que imaginamos...
Estudo Comunicação Social há 9 anos, não sei nada ainda, estou aprendendo muito, por vezes acho até uma petulância minha querer publicar alguma coisa, mas essas experiências... A vida na prática, o trabalho com comunicação aponta para a ANTECIPAÇÃO.
Sugerir, conversar, vivenciar... faz parte da antecipação.
Chega de perder prazos. Chega de adiar prazos. Chega.

Acho que acabou virando um desabafo.... hehehehehehe - faz parte.... Vou criar uma comunidade MTD - Mulheres que Trabalham Demais!

Abraço

obs.: "A mente que se abre para uma nova ideia nunca mais volta ao seu tamanho original" - Albert Einstein :P

3 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Eu ia escrever justamente o que escreveste no final 'é um desabafo?!?!' ehhehe e tem relação com a data próxima?


MATEUS

Mel Danda disse...

Oi Mateus,
acho que estou um pouco sensível sim, não sei se tem a ver com o aniversário ou com o cansaço das últimas semanas... "O bicho pegou" aqui no trabalho e me dei conta que quando a gente planeja algumas coisas tem mto mais chance de dar certo!

Abraço

Vane Gomes disse...

Tu sabe que eu concordo com tudo!!!