quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

DEBATE SOBRE MARKETING

Ontem participei do evento da ADVB-RS: “Marketing estratégico X Marketing tático - o que presidentes e CEO’s esperam dos Gestores de Marketing?”, e resolvi trazer o tema do debate pra cá. 
O debate era sobre o papel do gerente de Marketing dentro das empresas, e, para cumprir essa tarefa, estavam na "roda": o "guru" Arthur Bender, o responsável pelo Marketing da Colombo - Thiago Baisch (que depois que publiquei a foto no Facebook fiquei sabendo que é o maridão da Fê Hartmann - ex-colega da Embrace! Eita mundinho pequeno!) e mais o Felipe Goron, diretor de Planejamento e Marketing do grupo RBS. 

A pauta do debate foi uma pesquisa realizado com CEOs brasileiros sobre o que eles achavam da area de marketing...
As respostas foram super positivas, a maioria afirmou ser parte fundamental para a boa estratégia das empresas.
Se na "vida real" não é bem assim... Onde está o furo? Onde a realidade se distancia da teoria?

A pesquisa apresentou uma divisão do tema MARKETING de uma forma que achei bem interessante. 
Conto pra vcs:


MKT como função: É toda a execução. As ações, campanhas, tarefas.
MKT como processo: Participa ativamente da estratégia, do planejamento.
MKT como significado: É orgânico, é o resultado que se sente na equipe, é a imagem formada pelos funcionários, por exemplo.


O CEO é o primeiro cliente do MKT. Fica o questionamento - como atendo o meu primeiro cliente?
Temos que entender de qual das três fatias do MKT o nosso cliente está com maior necessidade. A partir do momento que entendemos essa demanda, resolver os problemas torna-se FUNÇÃO.
Precisamos ter em mente que, por mais que o MKT esteja dividido nessa explanação, as três áreas se retroalimentam. São parte do todo.


O todo é igual a RESULTADO. 


Segundo Bender, o resultado é "só" o que o CEO espera. Temos que largar mão de nos vitimizar e investir em nos tornarmos essenciais enquanto profissionais de marketing.
Como fazer isso? Investimento em estudo, conhecimento, informação, pesquisa, analise de mercado que facilite as decisões do CEO... Um posicionamento pautado por números é incontestável. Devemos estar atentos ao que é relevante para a cúpula que administra a empresa e entregar informações preciosas. Algo que eles nao encontrariam sozinhos.


Outra dica boa é voltar para o básico. Todos os profissionais de marketing querem gerenciar uma grande conta, uma grande verba, com ações que refletem uma supervisibilidade... mas mesmo assim, vão precisar dos ingredientes básicos:


MISSÃO | PÚBLICO | VALORES | MÉTRICAS | PLANEJAMENTO


Sabendo a receitinha de bolo, tem menos chance de esquecer coisas importantes da sua campanha.
Para Baisch, o gap entre o tatico e o estrategico ainda existe pq a concorrência ainda não apertou... E os resultados só vão ser melhores no momento em que os profissionais de MKT se unirem com Agencias de Veículos para dominar as métricas. Sabendo o que o meu cliente precisa, o que ele mais vende, saberei se posso oferecer um plano mais barato ou mais caro... Verdade, hein?!? Quantas vezes já recebi sugestões de layout lindos e orçamentos astronomicos?!?
O profissional de MKT deve ser rápido. Classe C?!?!?!? Isso já está consolidado. Já se sabe que eles tem poder de compra. O que eles querem agora é a experiência de compra...
Seguindo esse raciocinio, imagina que o seu chefe "comprou" você, profissional de MKT... Qual a experiência que ele está tendo agora?!


Uma boa definição de um bom profissional de MKT: "Alguém que tira as coisas do seu curso natural para indicar para a empresa o curso mais adequado."


ATENÇÃO - Conseguimos ser táticos sem ser estratégicos, apesar de ser arriscado. Mas o contrário não dá. É a experiência que nos permite ter a visão do todo, do negócio... e em como as coisas podem se encaixar ali na frente.


Dica do dia: mão-na-massa!!!


Beijocas e comentem aí.. Qual a experiência que você proporciona como profissional da comunicação?

2 comentários:

PAULA SALOMÃO disse...

Mel, esse post vai me ajudar a consolidar algumas coisas na empresa onde eu estou trabalhando.
O MKT como função já temos, aliás, em excesso, todos os dias! O MKT como processo é o que eu estou me inserindo aos pouquinhos, e agradeço todos os dias pela Direção perceber com bons olhos a importância de envolver nossa área na estratégia (aqui entre nós, isso já é um mérito!). O MKT como significado é meu grande objetivo: construção de imagem.
Então tá, deseje-me sorte! Bjoss

Dienyffer Perin disse...

Mel!
Eu estava muito a fim de ir nessa palestra...mas acabei me enrolando, como sempre.
Adorei o texto, e acho que é bem a realidade mesmo.
Beijos!