quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Multitarefa na Internet não dá certo, dizem pesquisadores


Pesquisadores buscavam descobrir o segredo da capacidade atribuída aos nativos digitais, em fazer várias tarefas ao mesmo tempo (prática conhecida como ‘multitasking’ em inglês) em mídias, mas descobriram, em vez disso, uma ampla incompetência.
“Quem faz muita coisa ao mesmo tempo, como assistir ao YouTube, escrever um email e falar ao telefone, não faz nenhuma dessas coisas muito bem, segundo relatório da Universidade de Stanford divulgado na segunda-feira 24/09/2009.”
“Pessoas que fazem muito multitasking são muitos ruins em multitasking … Quanto mais você faz, pior você fica”, disse o professor de comunicações de Stanford Clifford Nass.
“Multitaskers’ compulsivos têm mais problemas para focar sua atenção, organizar informações e trocar de tarefas rapidamente, escreveram os pesquisadores da universidade.”
Após fazer testes com cerca de 100 estudantes da universidade, os cientistas concluíram que ‘multitaskers’ de mídia crônicos têm dificuldade para focar em uma coisa só e não conseguem ignorar informações irrelevantes.
Nass afirmou que a prática está se espalhando cada vez mais – alguns empregos exigem que trabalhadores mantenham uma janela de mensagens instantâneas sempre aberta– e os cientistas ficaram surpresos com os resultados da pesquisa.
“Sabíamos que o multitasking era difícil do ponto de vista cognitivo. Pensamos ‘Que tipo de habilidade especial é essa que as pessoas têm que permite que façam mil coisas ao mesmo tempo?’ … Ao invés de descobrir coisas que estavam fazendo melhor, descobrimos coisas que estavam fazendo pior”, disse o professor de sistemas simbólica da Universidade de Standford Eyal Ophir.

Veja matéria da Reuters. (Reportagem de Clare Baldwin)
..............................................................................................................................

Fiquei com muitas dúvidas em relação a esta matéria... Não sou "nativa digital", quando nasci computador era coisa de astronauta, celular era para gente rica e a câmera fotográfica tinha filme.. Ainda assim, eu era criança quando sentei com uma amiga para papear no Chat do Terra!!!
Sou fã de internet, estou amando as redes sociais que nos colocam pertinho de pessoas que nunca imaginamos. Sou fã das possibilidades que se criam com relação a comunicação.
O dia que fizeram as abas e eu posso navegar por todas elas com agilidade, posso abrir quantas eu quiser... Posso atender o cel enquanto digito e ainda assim ouvir a conversa que rola ao redor na mesma sala. Se isso me confunde? As vezes.. se estou cansada. Do contrário... é o meu dia a dia. Não temos mais como fugir.
Sinto que em alguns momentos queria ser um polvo para realizar mais coisas ao mesmo tempo!
A grande questão é o equilibrio entre o prazo e a qualidade do trabalho entregue. É aí que o bicho pega.
Normalmente temos pouco tempo para tarefas que precisam de mais atenção, acabamos utilizando a máxima "o ótimo é inimigo do bom"... quando queriamos olhar com mais cuidado para as coisas.
Saint Exupery é lugar-comum, eu sei, mas ele já dizia que "é o tempo que dedicas a tua rosa que torna tua rosa importante". Em tudo é assim. Pq todo mundo diz que inicio de namoro é a melhor parte? Pq com o tempo as pessoas param de se dedicar... param de cuidar.
Sou a favor de cumprir prazos. Mesmo que sejam prazos curtos...
Mas a flexibilidade da qualidade é muito mais complicada. Competência pra mim é o equilibrio entre as duas coisas.
Por fim, já estou divagando, gostaria de compartilhar este texto mais como um alerta do que como uma crítica. Se somos os incompetentes que a pesquisa revela, temos que mudar alguma coisa na nossa postura. Hoje estou fazendo isso: reflexão forte da profissional que eu sou e daquela que ainda quero ser...
Convido vcs a fazer o mesmo...!

Abração! \o/

4 comentários:

Ocappuccino.com disse...

a matéria trata pelo lado do aprendizado cognitivo, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem... até um certo ponto concordo, pois perceber e assimilar diversos conhecimentos com midias diferentes é algo difícil, as vezes fazemos muitas coisas das quais não nos lembramos daqui há alguns mintuos, eu pelo menos sou assim, meu metodo de aprendizagem é cinestésico (aprendem melhor quando escrevo aquilo que escuto ou quando executo algo prático)... e isso tem a ver também com capacidade de concentração... por exemplo, porque desligamos o rádio do carro quando queremos nos concentrar no transito?

mateus

Vane Gomes disse...

Será por isso que as vezes eu sinto que não consigo fazer nada durante o dia inteiro?
As vezes sinto que os avisos de entrada de e-mail me consomem. Estou até ficando neurótica. É difícil resistir a um f5 no gmail ou no twitter. As vezes estou twittando, usando o msn, falando no bate papo do gmail, atualizando os blogs (todos os 3 que hoje eu alimento) e ainda falando com a galera do chat do Talento Universitário.
Será que temos a idéia ilusória de que isso pode dar certo?????????
Agora fiquei preocupada...

Ocappuccino.com disse...

hahahhahahaha

até pode dar certo, mas pode dar muito errado, para qualquer pergunta a resposta é depende

mateus

Mel Danda disse...

uhauahuahauahuahauhauahauhauauhauhaua- estamos pagando o preço da interatividade!!!!
Vane, de toda forma, se dá certo ou não, confesso que estou aliviada sem as janelinhas de aviso do Outlook, para todo segundo que entra um mail na caixa de entrada!
As próximas janelinhas que vão bailar são as do MSN...
hehehehehehehehehehe... Beijo