Estava eu viajando despretenciosamente na rede mundial de computadores - a excelentíssima razão de nossa existência, sem sombra de dúvidas -, atrás de novas leituras sobre a autorregulamentação do e-mail marketing, search marketing e adwords, campanhas de links patrocinados e outras cositas más que podemos denominar livremente de "marketing digital". Eis que me deparo com o curso Marketing Político na Internet - Eleições 2010, oferecido pela WBI Brasil, empresa sediada em Porto Alegre que oferece soluções em comunicação online.
A competência do curso é, sobretudo, estudar o uso correto da internet como fonte geradora de informações, e sua importância no contexto político que experimentamos neste momento. Não há dúvida que a publicidade tradicional sofre severa transformação, já que passa batido diante do nariz das mentes brilhantes das novas gerações. É mais do que óbvio mencionar que campanhas eleitorais também seguiriam esta tendência. Ainda mais se pensarmos nelas replicadas infinitas vezes depois de cairem na web!
Foi nos meus últimos semestres como acadêmica do curso de Relações Públicas que os professores fizeram-me refletir seriamente sobre a profissionalização daqueles que conduzem/assessoram campanhas ou profissionais da Política, e o preparo de que necessitam, leia-se "entendimento das ferramentas disponíveis", para obterem sucesso e atingirem públicos-alvo.
Não posso deixar de mencionar a última corrida presidencial americana, na qual Obama largou na frente e deixou McCain comendo poeira desde o início. A comunicação foi muito, mas muito além de vídeos no YouTube: ela conseguiu atingir em cheio cada um dos targets a que se propôs. Como? Ora, pensando bem, na teoria é simples: mobile para os mais jovens; e-mails curtos e objetivos para os mais velhos; informação contínua via internet como alternativa à (caríssima!) mídia televisiva. Eventos, sim, com muitos investimentos, porém; sempre como complemento e reforço da estratégia de campanha.
Profissionais de Comunicação Social: será este um nicho interessante para a nossa atuação? Talvez. "Yes, we can."
Abraço!
2 comentários:
Só faço este curso se Ben Self for o professor. hehehe
Respondendo a pergunta, é o nicho perfeito hoje. Pode não usar em uma campanha, mas se não conhecer todas as redes sociais, aí está fora do jogo.
MATEUS
Concordo com o Mateus e gostei do artigo! Estou pesquisando a fundo o assunto.
Wallace
AgenciaDigital.Org
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