"Up in the Air" é um filme com George Clooney que assisti essa tarde. A tradução no Brasil ficou por "Amor Sem Escalas"...O que não diz nada sobre o filme.
Só um minuto, o que isso tem a ver com comunicação????
Bom, fiz uma relação direta com uma das mensagens que li em "O Monge e o Executivo" quando o autor fazia a diferenciação entre ser chefe e ser líder: o amor.
Comunicação sem amor, raramente é eficaz. Raramente é eficiente.
Explico minha breve reflexão: no filme, o personagem de Clooney tem propósitos baseados em conquistar uma alta pontuação em um programa de fidelização que acumula milhas aéreas, além de uma filosofia de vida que se chama "Empty Backpack" - que entre outras coisas diz que nossas fotos, móveis, imóveis e também as pessoas, nos deixam presos, parados no mesmo lugar. A vida do cara era viajar e ele amava isso. Viajava pq o trabalho o enviava a outras empresas para demitir os funcionários por meio de um programa de demissões. Sem esposa, ou filhos, a relação com a familia se restringia a telefonemas e um convite para o casamento da irmã mais nova. Sozinho. As coisas começam a mudar quando a empresa decide realizar as demissões virtualmente. Ou seja, nosso personagem deve assumir um endereço fixo e não voar mais. A colega que pretendia implementar o projeto da demissão virtual é desafiada por Clooney para ver como as coisas funcionam pessoalmente, e ver que demissões são mais complicadas do que ela imagina. O filme se desenrola até ele conhecer uma mulher, se apaixonar e "quebrar a cara". Com isso, começa a se dar conta do quanto o sentimento de pertencimento é importante. Do quanto é bom contar com as pessoas, do quanto estar próximo e amar fazem com que tenhamos coisas boas para carregar na nossa mochila.
Calma, se você quer ver o filme ainda pode, não contei tudo..
No livro, uma das principais mensagens se refere a relação que mantemos dentro da empresa. Um líder é aquele que age com amor, que trata com respeito e admiração. Que se relaciona.
A teoria da Mochila Vazia no filme, fez com que eu enxergasse muitos colegas de trabalho que simplesmente não estão lá. Que não se envolvem, não se apaixonam... simplesmente não tratam as coisas com o amor que merecem. Preferem não se envolver, não se sentir "atado" às pessoas.
Conquistar uma promoção ou uma grande pontuação num programa de milhagem só tem valor se temos relação com as pessoas ao redor, se temos para quem ligar e dividir tamanha alegria!
Quando puder demonstrar seus sentimentos, seja verdadeiro(a). Não pense "pessoal x profissional" - pense em como utilizar todos os sentidos para um ambiente agradável, produtivo, favorável a novas ideias.
Pense que as relações e o amor são estimulantes para que você possa ir ainda mais longe.
Não se apegue a uma cadeira, a um cargo ou salário. Não é nada disso que faz de você um grande profissional! Comunique-se. E comunique-se com amor.
Um pouco sobre o filme: http://pt.wikipedia.org/wiki/Up_in_the_Air
Um pouco sobre o livro: http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Servant (Alguém ainda não leu???)
Abraços
4 comentários:
Ah, Melzinha, não há como assistir a um filme com o Clooney e não pensar em amor, hein? hehehe
Sério, o que eu mais curti do "O Monge e o Executivo" foi a brilhante definição de autoridade do autor, e como passei a percebê-la depois da leitura do livro. Além disso, acho que se nós (nós mesmos, eu, tu, a Vane, as pessoas que acompanham esse blog) não vivêssemos - ou pelo menos buscássemos - essa Comunicação feita com amor, uma Comunicação verdadeiramente visceral, não discutiríamos tanto em mesas de bar e ficaríamos falando nisso horas e horas depois do fim do expediente. Adorei o post!
Uhuuu!!! É isso aí Pauleti, somos aqueles profissionais da comunicação que temos que colocar essas teorias em prática!!!!
Tudo com Sazon...hehehehehehe...
Isso se resume no abraço com cocerinha nas costas... é muito mais melhor de bom!!! bjs
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