domingo, 25 de abril de 2010

Mídia tradicional x internet

Queridos que nos seguem, qeu por ventura vão "cair" aqui no nosso blog... Hoje quero contar pra vcs sobre minhas percepções a respeito das mudanças que estamos vendo acontecer na telinha da nossa TV....

Em 2008, minha queridona Vane Gomes fez um video no trabalho com uma trilha sonora deliciosa... Era a primeira vez que eu ouvia os acordes de O Teatro Mágico. Desde então, já fui a três shows, comprei DVD, livro e ouço religiosamente no meu MP3 todas as manhãs. Brinco que já sou "catequista" d'O Teatro Mágico, pois sempre que posso, divulgo o trabalho dos caras.
Na última quinta-feira, fiquei sabendo via twitter que eles estariam na Globo, na novela da oito. Para quem não conhece, a trupe é conhecida por suas poesias musicadas, mas também pela atividade política, revolucionária, crítica e indignada. Defendem a música livre na internet, a liberdade de expressão... Enfim, uma carga política forte, que sempre criticou a mídia de massa, o sucessinho via jabá... as bandas de uma música só. Sempre criticaram a TV Globo, mas sabem da sua força, do seu poder de adesão junto ao público brasileiro.

Nas redes sociais a maior parte dos fãs de OTM ficaram felizes, orgulhosos pelo reconhecimento, pela oportunidade de divulgar o trabalho e sem produtora, sem jabá... Alguns, em contrapartida, ficaram surpresos negativamente, decepcionados, dizendo que o discurso era contraditório, que eles haviam "se rendido", "se vendido"  e muito mais.

Ouso dizer que, enquanto estamos indo com a farinha, a poderosa emissora está vindo com o bolo pronto... Reparem que o BBB10 foi "uber"envolvido com a rede mundial de computadores... Os participantes no twitter, Serginho já era "famoso" no Youtube, as votações pelo site, interações do público em provas e testes que mudavam a "vida" dos brothers dentro da casa.

Agora vimos em horário nobre aqueles caras que levantam a bandeira do MPB (Música para Baixar), que participam de fóruns e debates falando sobre leis, política; um projeto que cresceu, se firmou junto a um público fiel graças a internet. Uma trupe que sabe muito bem o que fazer para mobilizar seu público, quando está em frente o teclado.

O que me parece? Bom para os dois lados.
Para O Teatro Mágico que precisa comer, se manter, morar e tudo que todos os artistas precisam: divulgar seu MA-RA-VI-LHO-SO trabalho.... e também para a Globo que já se deu conta da força que tem a individualidade coletiva que existe na internet.
A Globo qualifica seu público, pessoas politizadas, críticas, que curtem OTM, e além de tudo tem seu nome "bombando" na web... seja o nome da emissora, seja o nome da novela... que tb precisa de audiência.

Eu não sei dos números, não sei se somos muitos. Acredito que sim... Mas acredito mais ainda que a mídia tradicional, está estreitando a relação com as novas mídias, com as redes sociais. Com a opinião que as pessoas manifestam na internet. E me parece lógico que busque "embaixadores", pessoas, grupos, etc, que tenham poder de mobilização.

Mais uma vez manifesto meu apreço pela trupe-circo-banda-grupo-poetas-músicos que formam O Teatro Mágico. Que mais música de qualidade eles possam produzir e nos encantar.
Que a Globo e todas as demais emissoras, rádios, jornais impressos de grande circulação se rendam ao nosso pequenino "Quem não se comunica, se trumbica", que ironicamente, tem em seu nome, um célebre jargão de um poderoso apresentador global - Chacrinha!

Beijos e abraços \o/

*Fotos de Mel Danda: Fernando Anitelli, vocalista, músico e compositor de O Teatro Mágico

Nenhum comentário: