quarta-feira, 26 de maio de 2010

Cinco coisas que um Comunicador precisa saber

1. Tudo deve ser mensurado: A historinha da carochinha de que projetos e ações de comunicação não podem ser medidos não cola mais. Está mais do que provado que é possível medir a eficácia de qualquer ação de comunicação. Sim, é possível! Se eu consigo você também consegue. Basta ativar o lado racional do seu cérebro (que por incrível que pareça, até os comunicadores tem) para funcionar e parar de agir como um comunicadorzinho.
2. Prazos devem ser cumpridos: Mundo online, instantaneidade, prazo de validade curto (para tudo e todos). Ninguém mais tem tempo para esperar a sua criatividade chegar, ou para ouvir desculpas para justificar atrasos. Perca seu tempo em fazer as coisas acontecerem e não se justificando.
3. É preciso saber para quem se trabalha: Não basta mais aquela breve pesquisa na internet sobre o que a empresa faz, como é a sua comunicação, quais seus clientes ou qual o perfil do colaborador. Hoje é necessário conhecimento do momento econômico atual e sua projeção, da transação na bolsa, dos valores da ação, dos interesses dos investidores, das tendências internacionais. É preciso saber das tendências de RH, Marketing, Comunicação Interna, Esporte, Cultura, Sustentabilidade, Comunidade, Governança, Gestão, Ciências, Tecnologia, Política, Legislação, Projetos em tramitação na Câmara, no Senado, Movimentos Livres, Sindicais, Sexuais... O mundo é uma rede e a empresa para a qual você trabalha é apenas mais um nó.
4. Dinheiro é um luxo: Mesmo que se tenha verba é preciso saber gerenciar os recursos. Orçamento exorbitante não significa que o gasto deva ser inconsequente. Os valores podem até ser altos, mas tudo é carimbado e uma rubrica não cobre a outra. Portanto, entender de orçamento é prioridade máxima.
5. Atenção, disponibilidade e agilidade: Nunca peça para alguém repetir o briefing duas, quem dirá três, vezes. Pergunte tudo na primeira reunião e use o e-mail para sanar possíveis falhas, mas nunca diga: Desculpe, pode me reenviar o briefing?; Esteja sempre disponível para ouvir uma idéia, pois você não sabe de tudo apenas por ser um Comunicador; E sempre, sempre seja ágil com as pautas. Enquanto você está sendo criativo o concorrente do seu cliente já colocou o carro na rua.

Nenhum comentário: