quarta-feira, 2 de junho de 2010

Logotipos inteligentes

Acredito que todos os clientes reconhecem a força de um logotipo inteligente. Se não reconhecem pelos atributos técnicos, pelo menos o sabem pelo senso-comum. Defino logotipo inteligente como o conceito somado a truques de concepção gráfica. Essa é a chave para que ele reflita a personalidade da empresa/pessoa/campanha/projeto. O resultado final de um logotipo inteligente, muitas vezes, parece ter sido originado de uma idéia muito simples. Este é o detalhe: a genialidade está na percepção que ninguém nunca teve. Abaixo, eu compilei alguns logos que considerei dignos de honra. Leia mais em http://tinyurl.com/c8jptw

Abraço!





A Big Ten Conference tem onze escolas, mas não quer mudar seu nome. No entanto, usaram o seu logotipo para esconder o numérico "11" no nome.







O designer de ED Logo - "Elettro Domestici-Home Appliances" em Inglês - mudou o conceito do logo tradicional através da concepção deste logotipo: utilizou incrivelmente o negativo para demonstrar a letra "E" e "D" como um plug elétrico.







Este logotipo é bom demais! É uma inteligente projeção de fonte, onde cada letra é uma variação do número 8. Genial, não?









Até arrisco chamar de "mensagem subliminar" este logo. O Toblerone é originário de Berna, cidade suíça conhecida como "Cidade dos Ursos". E o que há de escondido nos Alpes Suíços? Olhe novamente e me diga se consegue encontrar o urso!






É bastante óbvia, mas gostei ainda mais do conceito quando descobri as duas notas musicais empregadas de maneira a formar um coração e headphones. Muito meigo, simbolizando com suavidade "o amor pela música".





Tudo bem, você já deve ter visto esse logo um milhão de vezes, mas confesse que nunca percebeu a flecha formada entre as letras "E" e "X", que simbolizam o transporte de velocidade, a direção certa e a confiabilidade desse serviço de correio.






O "I" substituído por um zíper para conectar o Z & P, no melhor estilo complementar. E elegante!






Este trata-se de um logotipo para empresa arquitetônica de Budapeste, e mais parece um labirinto. No entanto, siga o espaço em branco e as quatro letras o nome da empresa se tornarão evidentes.










Isso é o que eu chamo de arte que surge do cotidiano... Um rolo de película transformou-se em um fantasma para uma casa de produção.

3 comentários:

Ezequiel disse...

O mais incrível de tudo, é que se teve ter uma criatividade super aguçada para transformar algo banal em uma idéia genial.

Meus parabéns a todos os profissionais de criação que sempre me surpreendem.

Eu nunca faria melhor.

Vane Gomes disse...

Fantástico!!! Eu já tive muitas experiências horríveis com a criação de logotipos... A maioria do pessoa é muito óbvio, mas sem criatividade. O logo não é apenas um grafismo bonitinho com o nome da marca. Muito pelo contrário, ele precisa trazer para o público o que a empresa representa, sua simbologia. A marca é uma "fotografia" da empresa, ou seja, quando olhamos precisamos reconhecê-la naqueles traços.
Ótimo post!
E um VIVA \o/ para todos os profissionais de criação que sabem fazer essas maravilhas!

Daniela Riccelli disse...

Adorei...vou postar em meu blog !! Grande abraço
http://danielariccelli.blogspot.com