sexta-feira, 5 de novembro de 2010

CowParade - Uma galeria a céu aberto


Até que enfim um evento de arte à atura de Porto Alegre! É a CowParade, que invadiu a cidade e conquistou não só os olhares de curiosos, mas a simpatia de quem aqui reside. As esculturas estão espalhadas pelos quatro cantos da capital gaúcha, colorindo pontos estratégicos do município. O mais bacana dessa campanha é que ela instiga o público: os passantes interagem, tocam as vaquinhas, fotografam, brincam com elas, interrompem qualquer conversa paralela para uma referência carinhosa. Euzinha já presenciei incontáveis ações dessa natureza aqui pelas bandas da minha cidade.


A CowParade é, de fato e de direito, o maior evento de arte urbana (e pública!) do mundo. Em onze anos de existência, esteve em mais de 50 cidades em todo o mundo, incluindo Chicago (1999); Nova Iorque (2000); Londres (2002); Tóquio, Bruxelas e Dublin (2003); Praga e Estolcomo (2004); Cidade do México e São Paulo (2005); Buenos Aires, Boston e Paris (2006); Milão e Istambul (2007).

A campanha tem o patrocínio exclusivo da Mu-Mu (empresa que atua na produção de alimentos, do tradicional doce de leite, geléias, goiabadas, mel e leites), muito embora, em 2009, tenha-se unido à Vonpar (que opera na fabricação e distribuição de bebidas da linha Coca-Cola e na distribuição de bebidas da Femsa Cerveja Brasil).

Mas... Por que vacas?

Porque este animal tem muitos significados diferentes ao redor do mundo: pode ser sagrada, histórica, ..., mas o sentimento comum é de carinho. Ela simplesmente faz todos sorrirem. Além disso, ela serve como uma tela de arte por sua forma, flexibilidade e amplitude. Não importa se de pé, pastando, ou repousando, as vacas oportunizaram aos artistas ângulos e curvas inéditos. No Rio Grande do Sul, por exemplo, transformaram-se até em outros animais!

Fonte: www.cowparade.com.br/poa

Veja AQUI a galeria das vacas em Porto Alegre. E, abaixo, as que eu achei mais interessantes.

Abraço!


Obra: Vegecow - Firme e forte comendo vegetais
Artistas: Cristiano Martins Costa & Criativos Associados










Obra: Cowtooada / Artista: Eduardo Miotto











Obra: VaCannes-DCS Leão de Prata Cannes 2010
Artista: Equipe de Criação DCS











Obra: Váxi / Artista: Maria Betânia Chaves












Obra: Vacavatar / Artista: Mirele Riffel











Obra: Vacas Enfileiradas / Artista: Renato Maurina Rôa









Obra: Televisão de Gaúcho / Artista: COLETIVO OTTO














Obra:
ZH Dominicow / Artista: Rodrigo Oliveira


Um comentário:

Mel Danda disse...

hahahahha - show Paulinha... outro dia eu e a minha irmã estavamos conversando sobre as vacas...
Ela me disse: "Bah, o que eu mais ouvi essa semana foram duas frases - 'to sem dinheiro' e 'olha a vaca!' - uahsuahsuahsauhsauhsahsausa"

Tomou conta da cidade!
#adoro