terça-feira, 25 de outubro de 2011

Como derreter um coraçãozinho masculino

Um tutorial que ensina como utilizar o poder de sedução de uma mulher para arrancar o que quiser do seu companheiro. “Bonita por Natureza” é o novo conceito da Hope na campanha criada pela Giovanni+Draftfcb (São Paulo) para incendiar os homens, utilizando como ferramenta a nova coleção da marca.

A campanha, cuja estrela é a modelo Gisele Bündchen, brinca com o charme da mulher brasileira em três filmes de 15” que estão sendo veiculados em TV fechada. Além disso, anúncios em revistas, mídia exterior e material de ponto de venda compõem a relação de peças. A assinatura “Você é brasileira. Use seu Charme.” ratifica o conceito mágico associativo das lingeries Hope.

Dado o serviço, trago nesse post a discussão que se estabeleceu judicialmente após o lançamento desta campanha ao retratar de forma bem-humorada o cotidiano de um casal. A Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), da Presidência da República, considerou sexista a campanha da Hope e pediu sua suspensão, alegando que "a propaganda promove o reforço do estereótipo equivocado da mulher como objeto sexual de seu marido e ignora os grandes avanços para desconstruir práticas e pensamentos sexistas. Também apresenta conteúdo discriminatório contra a mulher, infringindo os arts. 1° e 5° da Constituição Federal". A Hope, por sua vez, afirmou em nota oficial que a propaganda teve o objetivo de retratar que a sensualidade natural da mulher brasileira, reconhecida mundialmente, pode ser uma arma eficaz no momento de dar uma má notícia. E que a lingerie vem potencializar o poder de convencimento.

A peculiaridade dessa história toda é uma análise que considero um pouco mais aprofundada: se por um lado é questinado um comportamento de subserviência, que posiciona a mulher como dependente financeira-psicológica-amorosamente de seu companheiro, por outro temos a top Gisele Bündchen, linda, poderosérrima, bem-sucedida profissionalmente, em cujo exemplo qualquer mulher poderia espelhar-se. Além do mais, com tantas críticas existentes acerca da depreciação feminina, e com o market share da Hope que acompanhamos ultimamente, quero crer que seria “tiro no pé” qualquer estratégia de marketing que vislumbre um posicionamento abusivo ou discriminatório.

Convido a assistirem aos vídeos abaixo e deixarem sua opinião para a gente. Abraço!








Fonte: Exame.com / Economia ig / Visão

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