quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Metendo bronca nas alturas

Se você conhece os meus textos, sabe sobre o que eu gosto de escrever. Achei a campanha da Thyssenkrupp criada pela Santo de Casa para expor os meus pitacos lá embaixo. Bom proveito!



O desafio foi lançado e a Santo de Casa voou alto para chamar a atenção dos colaboradores da ThyssenKrupp Elevadores para o Encontro de Modernização que reune os profissionais desta área da empresa.

O público foi abordado com uma campanha que comparou o trabalho de modernização ao dos pilotos de caça, que precisam alçar voos ousados para serem bem-sucedidos em suas missões.

As ações da campanha, que na estreia contou apenas com convite com coordenadas geográficas do local no Google Maps, ajudaram o evento a ser um sucesso e fizeram todos captarem a ideia de que não há limites para inovar e modernizar na TKE.

A campanha contou com completo material de curso, crachá de acesso na temática da aviação, adesivos, display para fotografia com capacete de piloto, móbiles, além de cartazes.



Ficha Técnica:

Direção de Criação: Parahim Neto

Direção de Arte: Rafael Barletta

Redação: Parahim Neto

Assistência de Arte: André Viana

Direção de Atendimeto: Camila Lustosa

Atendimento: Gabriel Fontanari

Produção Gráfica: Raquel Mazuco e Renata Klein

Aprovação Cliente: Silvia Perrone



Fonte: ADonline




Hoje estou ácida. Muito afim de meter pau em campanhas pobres, como é o caso desta aqui (ó, já comecei...). A Santo de Casa me surpreendeu, pena que foi para pior. Uma agência tão bacana desenvolver um trabalho tão primário, tão raso, é realmente de chorar.



O conceito

Aprovadíssimo. Já trabalhei com esse mote e afirmo com todas as letras: é ri-quís-si-mo. A temática da Aeronáutica, a concepção de "tripulação", a possibilidade de exploração plena e conveniente da expressão "estamos todos nos mesmo barco/voo" é fenomenal. Isso sintetiza a magia do sentimento de equipe, de trabalhar fortemente o coletivo no sentido de que todos nos apoiamos e somos necessários. Deu super certo a tal campanha, que aliás, surgiu não da agência que nos assessorava, mas sim do "cheio de mentes brilhantes" Departamento de Marketing onde eu atuava na época. Feedback: declínio de turn-over; sugestões de projetos advindas espontaneamente dos funcionários, além de elogios pelo corredor. Ponto para nós!



O layout do convite

Escuro. Carregado. Muitos tons de azul para uma peça só. Confesso que gostei da assimetria dos fios dourados, mas ainda assim acho que uma linha criativa mais soft poderia ser um ganho aqui. Ousaria até mencionar a utilização de um verde bem escuro ou cargo, em combinação com o azul bonito da marca TKE. Como flanelinha de layout que sou, certamente estas variações de cor estariam na pauta da Criação.



O texto

A minha parte preferida: a redação publicitária. Na peça acima, o redator foi extremamente feliz liberando apenas as coordenadas geográficas, instigando o convidado a buscar a informação, deixando latente o interesse. Agora, olha a chamada da peça: "O céu é o limite...". Existe algo mais clichê que isso? Não, né... Solte esta em uma entrevista de emprego para você ver se chamam você para a vaga. Aham, senta lá, Cláudia!!!



As Peças da Campanha

Display de fotos, móbiles, cartazes. Não é preciso ser publicitário para imaginar (e certamente vender ao cliente) um universo muito mais frutífero que este. E foi o que de fato fizemos no "cheio de mentes brilhantes" Departamento de Marketing que mencionei anteriormente. Arrisco aqui até mais algumas viagens da minha mente inquieta: reuniões temáticas, adesivagem da escadaria/elevadores, wallpaper, passaporte de treinamento, visto de promoção para quem está indo dessa para uma melhor (literalmente!), apresentação das sedes da empresa numa espécie de volta ao mundo da TKE, display de computador, camiseta, tantas e tantas outras ideias... Imagina você chegar para o Encontro de Modernização da TKE e se deparar com comissárias de bordo com aquelas simpáticas certinhas de vime da Azul Linhas Aéreas Brasileiras oferecendo seu material para a reunião? Ou então, pegando o exemplo da Tam, as mesmas comissárias poderiam alcançar balas, simplesmente balas, com uma largo sorriso estampado. Aposto que faria toda a diferença.



A Produção Gráfica

Uau! Duas pessoas para produzirem material para o curso, crachás, adesivos, display, móbiles e cartazes. Onde é que eu estava com a cabeça quando assumi sozinha toda a produção gráfica da campanha lá onde eu trabalhava? Patetice minha, talvez. Mas prefiro chamar de competência.



Bem, fica a dica. Só não vale ser desconfortável como a Webjet, ok? Boa sorte, pilotos da TKE!



Abraço! o/

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