segunda-feira, 12 de julho de 2010

Para refletir | O que é notícia?

Escrevendo a monografia de Jornalismo me dei conta que muitas vezes deixamos escapar o princípio das coisas....
E que coisa boa poder se dedicar a um trabalho, a uma pesquisa, ler e conhecer mais sobre determinado assunto... Hoje vou falar sobre Notícia.
Sabiam que não existe um conceito, uma teoria sobre o que é uma notícia?
Existem vários "ingredientes" que caracterizam o texto noticioso e quando publicados, pronto! Tá lá a bendita.... mas quem disse que era mesmo? Quem disse que é novo? As vezes não é......
Bom, trago à luz dessas pensamentos malucos o que levei para meu trabalho de conclusão... A lista de alguns autores e comentários meus sobre cada item.

"[...] visto a forte influência das notícias no comportamento humano, Lage, (2001, p. 53) apresenta as seguintes definições:
• Notícia é o relato de um fato recentemente ocorrido, que interessa aos leitores; É o relato de um acontecimento publicado por um jornal, com a esperança de, divulgando-o, obter proveito. Ou ainda, qualquer coisa que as muitas pessoas queiram ler é notícia, sempre que ela seja apresentada dentro dos cânones do bom gosto e das leis de imprensa. (Stanley Johnson e Julian Harris)

• Se um cachorro morde um homem, não é notícia; mas se um homem morde um cachorro, aí, então, é notícia e sensacional (Amus Cummings);

• É algo que não se sabia ontem (Turner Catledge);

• É um pedaço do social que volta ao social (Bernard Voyenne);

• É uma compilação de fatos e eventos de interesse ou importância para os leitores do jornal que a publica (Neil MacNeil);

• É tudo que o público necessita saber; tudo aquilo que o público deseja falar; quanto mais comentário suscite, maior é o seu valor; é a inteligência exata e oportuna dos acontecimentos, descobrimentos, opiniões e assuntos de todas as categorias que interessam os leitores; são os fatos essenciais de tudo o que aconteceu, acontecimentos ou idéia que tem interesse humano (Colliers Weekly);

• Informação atual, verdadeira, carregada de interesse humano e capaz de despertar a atenção e a curiosidade de grande numero de pessoas (Luis Amaral).

Ronaldo Henn analisa a lista compilada por Lage item a item. Para ele em duas das primeiras definições percebe-se que em geral, a notícia se move com o motor da surpresa, do inédito, mas não exclusivamente. Existem temas como a meteorologia, por exemplo, que interessam todos os dias, mesmo que não aconteça nenhum fenômeno fora do comum. Há que se levar em conta o interesse de quem lê. (HENN, 1996)

Para “o social que volta ao social” é preciso ter em mente que o fato não volta para a sociedade exatamente como ocorreu, ele é narrado pelos profissionais, volta modificado pela tentativa de construir e organizar uma realidade social.

A relação de “interesse do leitor” com o texto jornalístico suscita dúvidas, uma vez que não se sabe quem determina qual é o interesse do leitor. O veículo não deixa explícito como sabe quais são as necessidades que seu público apresenta. É possível que, exatamente pela veiculação de uma notícia, esteja impondo ao público o que ele deve ter como prioridade nas suas necessidades (HENN, 1996).

Para análise do último item da lista de Lage, “informação atual, verdadeira”, a definição do Manual da Redação da Folha de São Paulo (2001, p.88), sobre o que é notícia, o conselho é imperativo: “Notícia é o puro registro dos fatos, sem opinião. A exatidão é o elemento-chave da notícia, mas vários fatos descritos com exatidão podem ser justapostos de maneira tendenciosa. Suprimir ou inserir uma informação no texto pode alterar o significado da notícia. Não use desses expedientes”.

Apesar da orientação do Manual da Redação da Folha de São Paulo, deve-se ter em mente que os jornalistas não têm como não interferir na notícia. Assim como o público é pautado pelas notícias que o cercam a cada dia, o jornalista também interfere no conteúdo segundo suas próprias experiências, desde a seleção do que será publicado até a maneira como os fatos são apresentados. É preciso levar em consideração que o jornalista não está afastado da realidade na qual está inserido. Ele também é parte da sociedade que consome os conteúdos noticiosos.

Segundo Lage (2003, p. 60), no jornalismo moderno o conceito de notícia pode ser definido como “o relato de uma série de fatos a partir do fato mais importante ou interessante; e de cada fato, a partir do aspecto mais importante ou interessante”. Isso significa que na notícia os acontecimentos não são narrados fielmente, mas expostos: “Os eventos estarão ordenados não por sua sequência temporal, mas pelo interesse ou importância decrescente, na perspectiva de quem conta e, sobretudo, na suposta perspectiva de quem ouve”. Ou seja, a estrutura da notícia é lógica; o critério de importância ou interesse envolvido em sua produção é ideológico: atende a fatores psicológicos, comportamentos de mercado, oportunidade etc."

E aí, quando lemos algo no twitter... é notícia? Como são nossos critérios para definir o quê daquilo que está no Facebook é notícia?!?
Ainda é cedo para definir. E com a chegada forte das mídias sociais, a internet banda larga (em casa e nos celulares), os jornalistas/comunicadores terão ainda muito trabalho pela frente para poder definir o que é NOTÍCIA.

Abraços \o/

(p.s.: gostaram do post? é um trechinho da bendita mono que não me deixava publicar mais nada aqui nem ! =] )
(p.s.2: barulhinho bom pra continuar a conversa...)

Nenhum comentário: