quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A internet como ferramenta estratégica para ampliação do varejo

"...acho que a ideia é motivar os lojistas e ao mesmo tempo ser realista..." Foi assim que comecei o meu email para o presidente da CDL Porto Alegre, Vilson Noer, quando ele me pediu dicas do que dizer para os lojistas que seriam nosso público no Almoço do Varejo que aconteceu ontem (28/09), no Plaza São Rafael.
Segui dizendo que o comércio eletrônico é um NOVO negócio.Quem acha que o varejo não tem como se reinventar, que não tem como modernizar, certamente está apartado dos números de crescimento de venda, de transações via comércio eletrônico e também do quão aquecido está esse mercado em função da novidade. Segundo o Ibope/Nielsen, o Brasil é o 5º país com o maior número de conexões à internet. Em setembro de 2009 éramos 66,3 milhões de internautas. Em dezembro do ano passado já éramos 67,5 milhões! Em apenas 3 meses mais de um milhão de brasileiros tiveram acesso a internet. Até 2012 a previsão é dobrar esse número, chegando a 2 bilhões.
Lojistas: estamos indo para um novo momento, um novo patamar, onde as vendas são importantes, mas não só a venda. Seus produtos estão mais expostos. A forma como você os entrega, como agiliza esse processo, o relacionamento com o seu cliente, tudo está em evidência. 
Já repararam que o nosso consumidor está no conforto do seu lar e pensando na nossa marca, na nossa loja. Quanto isso vale?! É a preferência pela mente do consumidor novamente, só que agora de uma maneira virtual. Um virtual que já não distinguimos mais do real com tanta clareza...

Adentrar o “universo” do comércio eletrônico (e não é demagogia, trata-se MESMO de um UNIVERSO!) é investir num NOVO negócio. Não é mais uma filial. Não é como fazemos sempre. É novo. É se reinventar! Em 1982, a rede tinha 315 sites, hoje são mais de 170 milhões de páginas na internet. A concorrência continua grande...

Quando falo sobre o relacionamento com o cliente, percebo que nunca as pequenas informações foram tão importantes para conhecermos esse cliente e atendermos ele de uma maneira diferenciada. Como consumidora digo que estamos buscando a personalização dentro da identificação. Trata-se de um paradigma.

O tema do AV de ontem era "A internet como ferramenta estratégica para ampliação do varejo". É assim que a CDL Porto Alegre percebe as coisas. Espero que a representação do varejo de Porto Alegre a partir de hoje seja física E virtual. Assessorando os lojistas de modo que possam entrar nessa “onda” e obter resultados positivos, com mais segurança nas transações eletrônicas.  
Acesse aqui as telas da apresentação de Paulo Kendzerski, diretor da WBI Brasil.

Nenhum comentário: